Como Tocar Violão do Zero: Acordes de Violão

como-tocar-violao-do-zero

Para saber como tocar violão é necessário começar pelos princípios básicos do instrumento musical. É através da teoria básica que você poderá desenvolver suas habilidades e começar a memorizar notas.

Uma das primeiras coisas que você precisa aprender são os acordes. Eles são as posições que você fará com a mão para formar as notas no violão. Existe uma grande variedade de acordes, mas, você pode começar pelos maiores, que são os mais utilizados.

Como tocar violão usando diagramas de acordes

Para saber como tocar violão, você precisa aprender a ler os diagramas dos acordes maiores. Eles são os “desenhos” que representam quais dedos você deve utilizar no acorde, e onde cada um deles deve ficar.

Cada linha vertical do diagrama representa uma corda, sendo que a primeira da esquerda é a sexta corda. As bolinhas representam onde cada deve ficar, e os números indicam os dedos a serem utilizados.

As linhas horizontais representam os trastes do violão, que são aquelas divisões de metal que separam as casas. Sabendo disso, fica bem fácil fazer os acordes do violão.

Tirando os acordes maiores no violão

Agora que você já sabe como tocar violão usando os diagramas, vamos lhe ensinar a “tirar” os acordes maiores usando esses desenhos.

  • C – Dó

Para fazer o acorde C, que é a nota Dó, posicione o dedo indicador na segunda corta e na primeira casa, o dedo médio na segunda casa e na quarta corda, e o dedo anelar na terceira casa e na quinta corda.

  • D – Ré

No acorde D, que é a nota Ré, posicione o dedo indicador na segunda casa e na terceira corda, o dedo médio também na segunda casa, mas na primeira corda, e o dedo anelar na terceira casa e na segunda corda.

  • E – Mi

Para fazer o acorde E, que é a nota Mi, coloque o dedo indicador na primeira casa e na terceira corda, o dedo médio na segunda casa e na quinta corda, e o dedo anelar também na segunda casa mas na quarta corda.

  • F – Fá

O acorde F, que é o Fá, é um pouquinho mais complicado, pois, você terá que fazer o que chamamos de pestana, que é colocar o dedo indicador sobre todas as cordas. Ele deve ficar na primeira casa, o dedo médio na segunda casa e na terceira corda, o dedo anelar na terceira casa e na quinta corda, e o mindinho na terceira casa, mas na quarta corda.

  • G – Sol

O acorde G, que é G é feito da seguinte forma. Coloque o dedo indicador na segunda casa e na quinta corta, o dedo médio na terceira casa e na sexta corda e o dedo anelar na terceira casa e na primeira corda.

  • A – Lá

Para fazer o acorde A (Lá), você precisa posicionar todos os dedos na segunda casa, sendo que o indicador ficará na quarta corda, o médio na terceira e o anelar na segunda corda.

  • B – Si

O último acorde maior é o B, que é a nota Si. Faça uma pestana na segunda casa, e posicione todos os dedos na quarta casa. O médio deve ficar na quarta casa, o anelar na terceira e o mindinho na segunda.

Saber os acordes maiores é primeiro passo de como tocar violão. Treine bastante que logo você conseguirá aprender outros acordes.

==>> Aprenda aqui a tocar sozinho e participe de uma curso gratuito pela internet! 🙂