5 Dicas para Tocar Teclado de Ouvido!

Se você quer aprender a tocar teclado de ouvido, saiba que essa é uma tarefa que exige muito treino e foco. Aprender a tocar qualquer instrumento musical não exige apenas uma boa memorização e agilidade, também é necessário treinar a audição.

Dicas-para-Tocar-Teclado-de-Ouvido

É através dela que você conseguirá reconhecer qualquer nota, sem precisar olhar cifras e partituras. Muitas pessoas acreditam que essa habilidade nasce com o indivíduo, quase como se fosse um dos, mas, a verdade é que ela pode ser desenvolvida através de treino.

Confira abaixo cinco dicas incríveis que irão te ajudar a tocar teclado de ouvido. Quer aprender tocar teclado no seu smartphone? [Veja aqui] como você pode começar!

Melhores dicas para tocar teclado de ouvido:

  1. Decore as notas

O primeiro passo para começar a tocar teclado de ouvido é decorar as notas musicais. Elas são a base das músicas e precisam ser decoradas para que você consiga reproduzi-las com mais facilidade.

Um bom exercício para decorar essas notas é escutar músicas clássicas ao mesmo tempo que acompanha a cifra.

  1. Estude harmonia e teoria

Para que você consiga tocar teclado de ouvido, também é necessário estudar a teoria e harmonia do instrumento musical. Dessa forma, você conseguirá identificar com mais facilidade o que está sendo tocado.

Escalas, intervalos, divisão rítmica, compasso, tempo, tudo isso irá te auxiliar a memorizar o som de cada nota, bem como a forma que elas são colocadas em uma partitura.

  1. Realmente ouça o que você está tocando

Pode parecer uma dica simples, mas a verdade é que muitos alunos e aspirantes a tecladistas não escutam realmente o que estão tocando. São tantos sons ao redor que ficam atrapalhando, que no final, mesmo depois de treinar por horas, você ainda não consegue identificar o que tocou.

Para tocar teclado de ouvido, você deve desligar a TV, deixar o smartphone no silencioso e se concentrar inteiramente no que você está tocando. Você deve sentir o som para conseguir reproduzi-lo.

  1. Deixe as partituras um pouco de lado

Para muitas pessoas, as partituras acabam servindo de muletas. Ou seja, sem elas os indivíduos não conseguem tocar uma única música. Logo, deixar elas um pouco de lado é fundamental para você tocar teclado de ouvido, pois você começara a treinar suas habilidades de memorização, inclusive auditiva.

Toque algumas músicas e decore as notas e depois tente tocar sem ter uma partitura te guiando.

Pode ser difícil no começo, mas quanto mais você treinar, mais fácil será se relembrar e quando perceber você estará tocando sem qualquer suporte do gênero.

  1. Ouça de tudo

De jazz até música clássica, para você tocar teclado de ouvido é necessário escutar de tudo um pouco. Assim, você poderá identificar com mais facilidades as notas, mesmo que elas tenham algum tipo de distorção em cima. Vale até as músicas dos anos 80, que eram carregadas de sons de teclado.

Seguindo essas cinco dicas simples, e praticando diariamente, você perceberá que aos poucos a sua habilidade de tocar apenas escutando a música que deseja reproduzir irá aumentar.

Gostou dessas dicas de como tocar teclado de ouvido? Então não esqueça de deixar o seu comentário.

=>> Aprenda mais dicas aqui com quem entende do assunto! <==